Paulo Skaff e o Escafandro

Assistindo à entrevista do candidato PAULO SKAFF ao governo do Estado de São Paulo, observamos o apresentador CÉSAR TRALLI fazendo perguntas bastante agressivas. Essa "violência" se deve à estrutura linguística - que explicarei melhor a seguir - e normalmente obriga que a outra parte tenha muita calma e consciência para responder. É bom que todos nós estejamos preparados para perguntas como essa, não só os candidatos!

Coloquei no título desse post a palavra "escafandro" não só pela similaridade fonética com o nome "Skaff" mas porque cada pergunta do apresentador parecia uma tentativa de "afogar" o candidato em um mar de pressuposições. O "escafandro" é uma metáfora para as estratégias que podem ser tomadas com o objetivo de não nos afogarmos em situações como a que o candidato teve que enfrentar.

AS PERGUNTAS do  CESAR TRALLI

O apresentador fez várias perguntas como estas:
  • "Candidato, em investigações promovidas pela Procuradoria da República, três delatores disseram que o Presidente Temer pediu dinheiro para a sua campanha a Governador em 2014. Isso não deixa o senhor constrangido?"

  • "A fila por habitação só aumenta, temos um déficit de um milhão e trezentas mil moradias mas o programa do senhor não fala nada sobre prazos, não fala nada sobre construção de casa popular. Para quem tá disputando o Governo do Estado pela terceira vez, as propostas do senhor não são muito vagas, não são muito genéricas?"

O PROBLEMA

Para facilitar a análise das perguntas acima, vou criar uma que segue o mesmo princípio, porém, de forma bastante exagerada: 
  • O senhor fez X, Y e Z. Isso não faz do senhor o maior imbecil de todos os tempos?
Imagine que a pessoa respondesse, simplesmente, "Não, não faz". Poderíamos então ficar em dúvida se o que ele respondeu foi:
  • Não sou o MAIOR imbecil de todos os tempos mas talvez ser o segundo colocado. 
  • Não sou o maior imbecil de TODOS OS TEMPOS" mas talvez o maior imbecil dos tempos de hoje. 
  • etc.
Isso não é muito engraçado? E, enquanto estamos distraídos pensando nisso, a afirmação "o senhor fez X, Y e Z" tem chances de ser aceita questionamento algum. Estruturas linguísticas como essa são bem conhecidas pela Hipnose e PNL.

SOLUÇÃO

Como solução, vou buscar aqui algo que soe elegante e não um contra-ataque. Uma técnica sugerida na PNL é o uso do METAMODELO e, no caso de responder uma pergunta como a que estamos analisando, devemos apontar o que está sendo pressuposto, devolvendo a pergunta à outra parte. No exemplo que criei, acima, várias respostas seriam possíveis e, dentre elas, as seguintes:

-"Ah, você está supondo que fazer X, Y e Z faria de alguém um idiota. O que uma coisa tem a ver com a outra?"

- Ah, você está supondo que eu fiz mesmo X, Y e Z. Quem especificamente te disse isso?  Porque eu estava lá e sei que não fiz. E lembro que você não estava lá também."

- etc.

Considere que, nos exemplos acima, você não está respondendo de maneira agressiva mas com cordialidade, como se apenas quisesse tirar uma dúvida. Esse tipo de réplica, somada à atitude cordial, tende a deixar o "agressor" bastante desconcertado!

EXEMPLOS DE REPOSTA AO TRALLI*

Coloco aqui um exemplo ilustrativo:

Tralli: "Candidato, em investigações promovidas pela Procuradoria da República, três delatores disseram que o Presidente Temer pediu dinheiro para a sua campanha a Governador em 2014. Isso não deixa o senhor constrangido?"

Skaff:  "Pelo visto você está supondo que essas denúncias são verdadeiras mas são mentiras, calúnias. Você, Tralli, fica constrangido quando mentem ao seu respeito? Eu não, eu fico é bravo e inconformado!"





-------------------------------------
* O TEXTO ACIMA, ASSIM COMO OUTROS TEXTOS DO BLOG, NÃO REPRESENTA A MINHA OPINIÃO OU JULGAMENTO EM RELAÇÃO AO TEMA OU AUTORES. ANALISO SOMENTE O FORMATO DO DISCURSO, NÃO SEU CONTEÚDO. 

Comentários

  1. The straight grades of austenitic stainless-steel include a maximum of .08% carbon. There is a misconception that straight grades include a minimum of .03% carbon, however the spec doesn't require this. As long as the material meets the bodily necessities of straight grade, Vacuum Storage Bags there isn't a|there is not any} minimum carbon requirement. Choosing the proper stainless-steel alloy on your software is a crucial step. There are selection of|quite lots of|a wide selection of} stainless-steel alloys available, and choosing one means contemplating a variety details such as software, density, tensile energy, workability, acid-resistance and extra. Luckily, the experts at All Foils have been serving to partners decide the ideal types of metallic alloys for his or her unique applications for many years.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JOÃO ADEUS?

A Pergunta do Ciro Gomes

Ao ataque! (Geraldo Alckmin)