A Pergunta do Ciro Gomes

Neste post, vou analisar um detalhe da fala do candidato CIRO GOMES e propor uma mudança. É uma alteração pequena que faria grande diferença:

A FALA DO CANDIDATO
“Você que é mãe ou pai, gostaria de ver seu filho cursando o Ensino Médio em tempo integral na escola pública e ao mesmo tempo aprendendo uma profissão, passando o dia inteiro na escola, fazendo três refeições e com estágio profissional em empresas pago pelo Governo? Isso é possível e já existe no Ceará. Minha proposta é levar para todo o Brasil. Confira no meu site cirogomes ponto com ponto br. Eu tenho pouco tempo de TV mas muitas ideias para mudar o Brasil.”

QUAL O PROBLEMA?
Ler um texto e escutar um texto são processos mentais diferentes. Em um discurso falado, frases curtas são mais impactantes que frases longas enquanto, em um texto escrito, como o leitor pode ler e reler um trecho complicado até que o entenda, a frase ser curta ou longa tem menos importância. No caso que estamos analisando, o candidato Ciro Gomes, faz uma pergunta de 46 palavras… quarenta e seis! É uma pergunta enorme e mal aproveitada - para um discurso falado.

OBS.: acredito que isso deve ter acontecido na tentativa de condensar um assunto grande no pouquíssimo intervalo de tempo disponível na TV.


SOLUÇÃO
O mais recomendado, nesse caso, seria quebrar a pergunta em várias perguntas menores. Compare as duas opções abaixo, imaginando que você as está escutando:
  • Você que é mãe ou pai, gostaria de ver seu filho cursando o Ensino Médio em tempo integral na escola pública? 
  • Você que é mãe ou pai, gostaria de ver seu filho cursando o Ensino Médio? E que fosse em tempo integral? Com tudo pago pelo Estado? 
Em termos de informação, as duas opções acima são iguais. Entretanto, a primeira opção consegue, do ouvinte, apenas um “sim” pois é uma pergunta única, composta e longa. A segunda opção, por outro lado, consegue 3 respostas “sim” do ouvinte, pois são feitas 3 perguntas simples. Isso cria um efeito curioso:

  • Quando o ouvinte responde “sim” várias vezes em sequência, ele entra em um estado de aceitação geral, com uma tendência para responder afirmativamente a tudo o que for dito depois, com menos crítica. Essa técnica é utilizada na comunicação persuasiva e é chamada de YES-SET.

TEXTO FINAL*
Nesse texto final, farei uma versão com perguntas mais simples e, também, eliminarei parte do conteúdo. Na minha opinião, ter um tempo curto não justifica deixar a linguagem mais complicada, se o efeito final desejado é a persuasão. Uma possibilidade seria, então, a seguinte:

“Você que é mãe ou pai, gostaria de ver seu filho cursando o Ensino Médio? Em tempo integral, com três refeições diárias? E se seu filho, ao mesmo tempo, aprendesse uma profissão, com direito a fazer um estágio em uma empresa? E tudo isso pago pelo Governo! Gostaria? Eu sei que sim. E isso é possível e já existe no Ceará. Minha proposta é levar a ideia para todo o Brasil. Confira no meu site cirogomes ponto com ponto br. Tenho pouco tempo de TV mas muitas ideias para mudar o Brasil.”





-------------------------------------
* O TEXTO ACIMA, ASSIM COMO OUTROS TEXTOS DO BLOG, NÃO REPRESENTA A MINHA OPINIÃO OU JULGAMENTO EM RELAÇÃO AO TEMA OU AUTORES. ANALISO SOMENTE O FORMATO DO DISCURSO, NÃO SEU CONTEÚDO. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOÃO ADEUS?

Apimentando Geraldo Alckmin

O FASCÍNIO PELO BOLSONARO