não VOTE NELE (Haddad atacando ou ajudando Bolsonaro?)

O uso da palavra "NÃO" pode ser traiçoeiro e a frase final do programa eleitoral da TV do candidato Fernando HADDAD, no qual ele ataca o seu concorrente, o candidato Jair BOLSONARO, é um bom exemplo:

O QUE FOI MOSTRADO


O PROBLEMA

Como um exercício, leia e pense na seguinte frase:

 NÃO PENSE NUM ELEFANTE VERMELHO

No que você pensou? Muito provavelmente, em um elefante vermelho, não é verdade?

Vamos refletir um pouco sobre isso... na sua vida pessoal, quando você tenta não pensar em algo, o que você faz e que dá certo? A maioria das pessoas dirá que a única maneira para não se pensar em algo é pensar em outra coisa. E isso funciona muito bem. Por exemplo, para não pensar em um problema, eu assisto um filme interessante.

Por isso, ao invés de dizer "não pense num elefante vermelho", eu teria mais sucesso se dissesse "pense em uma tela em branco". Para ser eficiente quando der uma sugestão, diga o que deve ser feito e não o que deve ser evitado.

É como se, portanto, a frase da propaganda eleitoral estivesse dizendo "BOLSONARO QUEM CONHECE A VERDADE VOTA NELE"... o contrário do que se desejava!

A SOLUÇÃO

A solução é escrever, diretamente, o que quer que o eleitor pense. Portanto, uma maneira de corrigir o texto seria escrevê-lo assim:

BOLSONARO
QUEM CONHECE A VERDADE 
TEM MEDO DELE


-------------------------------------
* O TEXTO ACIMA, ASSIM COMO OUTROS TEXTOS DO BLOG, NÃO REPRESENTA A MINHA OPINIÃO OU JULGAMENTO EM RELAÇÃO AO TEMA OU AUTORES. ANALISO SOMENTE O FORMATO DO DISCURSO, NÃO SEU CONTEÚDO. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOÃO ADEUS?

Apimentando Geraldo Alckmin

O FASCÍNIO PELO BOLSONARO